Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DO CONHECIMENTO EM OFTALMOLOGIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA EM ESCOLAS MEDICAS DO ESTADO DA BAHIA

Objetivo

Avaliar o conhecimento em oftalmologia de estudantes de medicina matriculados no Internato em cursos de Medicina de três Instituições de Ensino Superior (IES) na Bahia

Método

Abordagem quantitativa, através de um estudo transversal, baseado em coleta de dados por meio de um questionário em uma amostra randomizada de alunos do internato em três IES em medicina. O questionário foi desenvolvido pelos autores baseado no plano de ensino das três IES e nas diretrizes de ensino do Conselho Internacional de Oftalmologia (CIO) e consta de quesitos iniciais (dados sócio-demográficos e informações gerais) e 17 quesitos específicos de conhecimentos oftalmológicos. Foi necessária uma amostra de 104 questionários respondidos para se calcular a média de acertos no questionário proposto, com precisão de ±0,25 pontos no escore de acertos, alfa de 5% e um desvio padrão estimado de 1.28

Resultado

Os participantes foram 48 (46,15%) do sexo feminino e 56 (53,85%) do masculino. A idade média foi de 26 ± 4 anos. Sobre o interesse em trabalhar como oftalmologista, 4 (3,8%) tinham interesse, 7 (6,7%) não sabiam e 93 (89,4%) não tinham interesse. A média de acertos foi de 52,7 ± 19,4% nas questões de conhecimentos específicos em oftalmologia. Houve diferença estatisticamente significante (p<0,05) quando se comparou a média de acertos entre os alunos que fizeram estágio opcional em oftalmologia (74,5 ± 9%) com a dos alunos que não fizeram (52,1 ± 19,2%). Comparando-se os grupos sobre interesse em realizar oftalmologia e o grupo de alunos que atingiram um mínimo de 70% de acertos também houve diferença (p<0,05).

Conclusão

A média de acertos mostra um resultado insatisfatório e os internos de medicina participantes não estão conseguindo adquirir conhecimentos básicos para atuar como médicos generalistas. Atividades práticas bem como o interesse pela especialidade demonstraram ter maior impacto na aquisição de conhecimentos.

Arquivos

Área

Geral

Autores

EPAMINONDAS DE SOUZA MENDES JUNIOR, EDUARDO FERRARI MARBACK, AQUILES ASSUNÇÃO CAMELIER