Dados do Trabalho


Título

PERFIL DA AMOSTRA POPULACIONAL DE PORTADORES DE RETINOPATIA DIABETICA EM UM ESTADO DA AMAZONIA BRASILEIRA

Objetivo

Conhecer a prevalência e o perfil populacional de uma amostra populacional de portadores de retinopatia diabética residentes no Estado de Roraima.

Método

Foi realizado um estudo transversal com 300 pacientes diabéticos moradores do Estado de Roraima. Os pacientes foram submetidos a preenchimento de questionário a cerca de fatores socioambientais, tais como escolaridade, renda familiar, tempo de doença, prática de atividade física e acesso aos medicamentos para tratamento da doença-base, bem como submetido a exame oftalmológico completo, retinografia colorida e medida de dados antropométricos.

Resultado

A amostra estudada foi composta majoritariamente (66%) por mulheres, com ensino médio completo, empregados, com renda familiar entre 1 e 5 salários-mínimos, portadores de diabete melito tipo 2 (73%), com tempo de doença superior a dez anos, sedentários e sem dificuldade de acesso aos medicamentos para tratamento da doença-base. A prevalência de retinopatia diabética encontrada na população estudada foi de 28%, dos quais 32% apresentaram a forma proliferativa de alto grau.

Conclusão

A retinopatia diabética tem alta prevalência na população roraimense. O conhecimento acerca do perfil populacional dos acometidos permite otimizar ações em saúde direcionadas para o público-alvo, tornando as medidas mais profícuas. A alta prevalência de doença proliferativa alerta para a necessidade de orientações acerca da doença, a qual acomete especialmente as mulheres com condições socioeconômicas medianas.

Arquivos

Área

Retina

Autores

ELOISA KLEIN LOPES, MARCELO MOREIRA DE OLIVEIRA, BIANCA SEQUEIRA COSTA, FABIANA NAKASHIMA