Dados do Trabalho


Título

MANEJO DE UM PACIENTE COM A SINDROME ENDOTELIAL IRIDOCORNEANA: RELATO DE CASO

Objetivo

Relatar um caso clínico de uma paciente portadora da síndrome ICE e estrabismo a fim de contextualizar as consequências e possíveis opções de tratamentos.

Relato do Caso

Paciente R.S.B., 51 anos, sexo feminino, foi atendida no Serviço de Oftalmologia do Hospital Santa Luzia (HSL) - Salvador (Ba) em 2017, referindo baixa acuidade visual (BAV) há 4 anos.
A paciente apresentava ao exame clínico: Acuidade visual corrigida (AVcc) OD 20/25 e OE 20/200; biomicroscopia OD nada digno de nota (ndn) e OE atrofia iriana; tonometria 15/35 mmHg; gonioscopia OD ângulo aberto e OE ângulo fechado; fundoscopia OD escavação 0.6 x 0.6 e mácula íntegra e OE 0.95 x 0.95, mácula íntegra. A paciente foi orientada a manter o uso dos colírios Timolol, Brimonidina e Travatan. Além disso, associado o Diamox e indicado implante de Válvula de Ahmed OE.
No pós operatório imediato foi identificado atalamia, com pressão intraocular (PIO) 24 mmHg tendo sido indicado nova abordagem com reconstrução da câmara anterior com metilcelulose. Foi observado também exotropia e encaminhado para ambulatório para avaliação no ambulatório de extrabismo, evidenciando exotropia (XT) 35 de distância pupilar (DP) + hipertropia de 7 DP com restrição do músculo RM e limitação da elevação.

Conclusão

Foi relatado o caso clínico de uma paciente, de 51 anos, portadora da síndrome ICE, que desenvolveu glaucoma de ângulo fechado em OE e estrabismo em OE. Foi utilizada como opção terapêutica para o glaucoma, o implante de Válvulas de Ahmed nas regiões temporal superior e nasal inferior, mantendo o uso de Brimonidina, Azopt, Timolol e Travatan Duo. A opção terapêutica para o estrabismo, foi cirúrgica, dividida em dois procedimentos: O primeiro em que foi optado por soltar a conjuntiva e, um segundo em que foi realizada a ressecção do músculo reto lateral.

Área

Glaucoma

Autores

PEDRO HENRIQUE SANTANA MOREIRA, BEATRIZ BASTOS CRUZ CAVALCANTE, LUCIANO VITAL GOMES DE REZENDE