Dados do Trabalho


Título

TRIAGEM VISUAL NA PROMOÇAO DA SAUDE OCULAR DE CRIANÇAS ESCOLARES EM ARACAJU-SE

Objetivo

Calcular a prevalência de crianças com potenciais alterações oftalmológicas detectadas através de triagem visual e comparar resultados obtidos da triagem visual com os da consulta oftalmológica de crianças selecionadas e calcular o impacto da correção refracional na acuidade visual.

Método

Foi realizada uma pesquisa qualitativa-hermenêutica, conduzindo uma triagem visual em alunos do primeiro ao quinto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom José Vicente Távora, seguida de consulta oftalmológica com os alunos selecionados. A triagem foi realizada na própria escola por 4 semanas e dividida em quatro etapas: check in, acuidade visual (onde foi usada a tabela de LEA SYMBOLS em padrão ETDRS), teste de cover alternado e motilidade ocular e check up.

Resultado

Obteve-se a possibilidade de diagnóstico precoce, encaminhamento oftalmológico e rastreio de alterações visuais. A partir disso, foi observado uma melhoria significativa na acuidade visual após correção refracional.

Conclusão

Entende-se, portanto, que a triagem visual seguida de consulta oftalmológica é um meio significativo na obtenção da correção da acuidade visual e na melhora da qualidade de vida. Dessa forma pensar numa maneira de otimizar esse processo para um maior alcance populacional deve ser uma prioridade. Com isso, espera-se ampliar a democratização do acesso à informação sobre a acuidade visual e sua devida importância da faixa etária pediátrica, fazendo com que as crianças necessitadas consigam uma resolução efetiva para o problema.
Além disso, faz-se necessário a preparação de profissionais da pedagogia quanto a percepção de sinais que indiquem alterações visuais e oculares, pois seriam os profissionais instruídos que teriam um maior acesso aos estudantes. Por fim, nota-se uma contribuição efetiva de ambas as partes, enquanto voluntários e organizadores, visto que ao participarem da ação irão aprender mais sobre a área da oftalmologia pediátrica e entender a importância dos projetos sociais em escolas.

Arquivos

Área

Oftalmopediatria

Autores

ANA CAROLINA MATIOTTI MENDONÇA, RODRIGO HERMAN COSTA DE ARAUJO , ARTHUR MENDONÇA DE NOVAES , REBECCA SCHUSTER DORIA LEITE , JULLY CRISTINA VILAR BARBOZA , CRISTIANO QUEIROZ MENDONCA, LUSA REIS SILVA GAMA