Dados do Trabalho


Título

EVOLUÇAO DA NEOVASCULARIZAÇAO TIPO 2 COM SINAL DE PITCHFORK APOS DOSE DE ATAQUE DE AFLIBERCEPT - RELATO DE CASO

Objetivo

Relatar o caso de um paciente com neovascularização (NV) tipo 2, cujo tratamento com dose de ataque de Aflibercept teve excelentes resultados na recuperação da acuidade visual.

Relato do Caso

Paciente do sexo masculino, 57 anos, sem comorbidades, com queixa de baixa acuidade visual (AV) em olho direito (OD) há cerca de 1 mês. Ao exame oftalmológico, OD apresentava melhor acuidade visual (BCVA) 20/150, mapeamento retiniano com disco óptico manchado e escavação papilar 0,4, atenuação arteriolar com aumento do reflexo arteriolar dorsal, hemorragia sub e intraretiniana na mácula com espessamento retiniano e lesões hipocrômicas na região macular, sem predispor degenerações na periferia. A tomografia de coerência óptica (OCT) da mácula OD apresentou material hiperreflexivo sub-retiniano (SHRM) com lesões hiperreflexivas pontiagudas (sinal de Pitchfork - SP) em projeção na retina externa, e líquido sub-retiniano nas regiões foveal e parafoveal nasal. A OCT com angiografia (OCTA) mostrou neovascularização na placa da retina externa com sinal de decorrelação; angiografia de fluoresceína mostrou hiperfluorescência devido a vazamento (NV macular clássico). O paciente foi submetido a uma dose de ataque de injeção intravítrea de Aflibercept. Após isso, o paciente apresentou BVCA de 20/20; retinografia e redfree de OD mostraram regressão da hemorragia e alteração da pigmentação na região macular. OCT mostrou a presença de descolamentos epiteliais pigmentares no local do SP, involução de SHRM e ausência de líquido sub-retiniano. Na OCTA, observou-se a involução da formação neovascular na placa retiniana externa. Após 1 ano, o paciente mantém BCVA OD 20/20.

Conclusão

A injeção intravítrea de Aflibercept pode ser uma opção terapêutica valiosa em olhos com neovascularização secundária à coroidopatia interna puntiforme (PIC), a fim de restaurar a acuidade visual.

Área

Retina

Autores

ISABELA SPINELLI MOTA, JULIANA GOMES, MARIA FERNANDA CUNHA, MICHELLE GANTOIS