Dados do Trabalho


Título

ALTERAÇOES CORNEANAS E REFRATIVAS APOS O IMPLANTE DE ANEL INTRAESTROMAL NO CERATOCONE

Objetivo

Avaliar as alterações na refração e na ceratometria obtidas através do implante de anel corneano intraestromal no tratamento do ceratocone.

Método

20 olhos de 18 pacientes que foram submetidos ao implante de anel corneano intraestromal para correção do ceratocone foram avaliados retrospectivamente. Os dados avaliados no estudo incluíram os valores pré e pós-operatórios da ceratometria (Kmín, Kmáx e Kmédio) e os valores da refração esférica e cilíndrica. O sexo e a idade dos pacientes também foram avaliados.

Resultado

A topografia corneana apresentou uma diminuição média da ceratometria central mínima de 2.1 e da ceratometria central máxima de 4.0. Além disso, houve redução média de -1.2 dioptrias em lentes esféricas e de -2.3 em lentes cilíndricas. Todos os parâmetros de ceratometria avaliados (Kmín, Kméd e Kmáx) apresentaram redução significativa após a realização do implante de anel corneano intraestromal (p<0,005). As dioptrias esférica e cilíndrica, por sua vez, também reduziram significativamente após a intervenção cirúrgica (p<0,05).

Conclusão

O estudo mostrou que o implante de anel corneano intraestromal produz uma redução significativa da ceratometria e das refrações esférica e cilíndrica do paciente, melhorando sua qualidade visual.

Arquivos

Área

Ceratocone

Autores

ZENIA BOMFIM REIS ROCHA, ISADORA PINHEIRO URQUIETA, JADE SOARES DÓRIA, LUCAS HAINE GONZAGA, AUGUSTO CÉSAR NABUCO DE ARAÚJO FARO